top of page

psico

traumatologia

Psicotraumatologia

A Psicotraumatologia é a disciplina da psicologia que estuda o trauma psicológico, da prevenção ao tratamento, passando pela investigação.

Em Portugal como no mundo, ao longo da vida a maior parte da população já esteve exposta a pelo menos uma situação potencialmente traumática.

Acidentes graves, desastres naturais, agressões físicas ou sexuais, suicídio, guerra ou um ataque terrorista, assim como ter história de abuso sexual, físico ou psicológico na infância, são alguns exemplos de acontecimentos que se podem revelar traumáticos.

Face a estes eventos, as pessoas demonstram reações de stress que são normais (ex., choque, medo, culpa, evitamento, problemas de sono). Nesta fase, Primeiros Socorros Psicológicos podem ajudar.

 

Com o passar do tempo, para a maioria destas pessoas, as reações vão-se desvanecendo.

Contudo, quando as reações se transformam em sintomas, durando meses ou, sobretudo, quando causam sofrimento e se intrometem na vida de todos os dias (no trabalho ou em casa) pode ser altura de procurar ajuda profissional.

A perturbação mais afamada neste campo é a Perturbação de Stress Pós-Traumático (ou PTSD – Posttraumatic Stress Disorder). Porém, a PTSD não é o único diagnóstico ou quadro clínico possível após uma experiência traumática (ex., consumo de substâncias como álcool ou drogas, depressão, ansiedade).

A boa notícia para as pessoas que passaram por experiências traumáticas é que existem tratamentos psicológicos (terapias) que as podem ajudar. São tratamentos que demonstraram ser eficazes, aumentando assim as probabilidades de sucesso, pelo que são recomendados como opções de primeira linha para trauma psicológico (ex., Terapia de Exposição, Terapia de Processamento Cognitivo, EMDR).

Com consultas semanais, em alguns meses, estes tratamentos podem contribuir para mudanças positivas nos sintomas traumáticos e na qualidade de vida das pessoas. Os estudos científicos sugerem que os resultados se mantêm durante anos.

bottom of page